Vereador Lucas Zanatta visita Lagoa das Flores
O vereador Lucas Zanatta (PV) esteve na Lagoa das Flores, no Jardim América, na manhã desta terça-feira (16/05). O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Ernesto Tadeu Consoni, acompanhou a visita. A intenção do parlamentar é trabalhar junto com a administração municipal para acabar com as inundações que castigam a região nos períodos de chuvas mais fortes.
O presidente da Associação de Amigos do Bairro Jardim América, Pedro Paulo Alce Galeano, recepcionou as autoridades. Ele falou sobre o drama das famílias com o transbordamento da lagoa. “Quando ela enche, as pessoas não passam aqui. As casas da rua de trás também enchem e não passa ninguém. A água entra na casa das pessoas, trazendo transtornos como a perda de móveis. As pessoas não podem sair para trabalhar, nem voltar para casa”, contou o morador.
A bomba instalada no local pela Prefeitura há cinco anos amenizou os problemas, mas a população cobra uma solução definitiva. “É um efeito paliativo para nós. Para mim, que estou no bairro há 10 anos e acompanho o problema dessa lagoa, ele é paliativo no momento em que não está chovendo, como agora. Mas, se começar a chover e encher demais, a bomba tem que ser desligada”, comentou o representante dos moradores.
SOLUÇÃO
O secretário de Planejamento explicou que o fim das enchentes na Lagoa das Flores depende da ampliação do canal da avenida João Arruda Brasil. “Na verdade, a Lagoa das Flores está jogando a água dessa bacia lá no Machadinho. Isso não está correto. Ela tem que jogar a água na João Arruda Brasil. Mas, para que a gente possa fazer esse serviço, primeiro nós temos que arrumar o canal da João Arruda Brasil”, afirmou Consoni.
A administração municipal busca recursos para a realização das obras. “O prefeito está correndo atrás de recursos para fazer isso aí. São obras de alto valor. O Município não dispõe de recurso para isso”, anunciou o secretário.
Para o vereador Lucas Zanatta, após solucionar o problema das enchentes, a Lagoa das Flores poderá se tornar um espaço de lazer e recreação para a comunidade. “Ampliando o canal da João Arruda Brasil e fazendo a vazão da lagoa para lá, aí sim poderemos pensar num investimento para fazer dessa localidade uma área de uso recreativo para o bairro. Não é simples, mas vamos acompanhar. Acredito que isso possa ser resolvido ainda nessa gestão”, analisou o parlamentar.
O transbordamento na Lagoa das Flores ocorre desde a década de 1980 nos períodos de chuvas mais intensas, porque a região não dispõe de galerias suficientes para o escoamento das águas.