Vereador prestigia lançamento de programa antiobesidade
O vereador Gilberto Batata Mantovani PR) participou hoje (18), pela manhã, do lançamento dos trabalhos do Grupo Peso Certo no salão da Igreja Batista do Jardim Planalto. A iniciativa é das equipes 04 do PSF (Programa Saúde da Família) e do Nasf 01 (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que atuam na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim TV.
A aferição de pressão arterial, peso e altura marcou o início dos trabalhos dos profissionais que irão desenvolver dinâmicas e estudos individuais com os pacientes semanalmente. Com ajuda dos profissionais, eles ainda responderam a um questionário de qualidade de vida que dará subsídios para acompanhamento do quadro de saúde de cada paciente.
De acordo com o médico Angelo Jacomossi, que integra o PSF, o objetivo principal do projeto é reunir as habilidades de médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos em torno de um objetivo comum: a redução de peso dos pacientes com potencial ou efetiva obesidade.
“Estamos iniciando um projeto piloto e a integração dos trabalhos multidisciplinares vai dar condições a esses pacientes para conseguir os objetivos, o que inclui a perda de peso com adoção de práticas saudáveis de alimentação e exercícios físicos”, afirmou o médico.
O vereador Batata apoiou a iniciativa e destacou a importância de estender o programa para outras regiões do município. “A obesidade é uma das causas ligadas ao aparecimento de doenças graves e preveni-las é algo essencial para garantirmos a qualidade de vida à comunidade. Como representante do povo na câmara, é meu dever apoiar iniciativas como essa”, completou o parlamentar.