Vereador questiona falta de infraestrutura na travessa Itaipu
O Plenário aprovou, durante a 9ª sessão ordinária da Câmara de Araçatuba, um requerimento de informações oficiais, de autoria do vereador Arlindo Araújo (PPS), que cobra um posicionamento da Prefeitura sobre as más condições de infraestrutura e da falta de iluminação pública na travessa Itaipu, no bairro Chácaras Recreio Alvorada.
Donos de chácaras e moradores do bairro têm enfrentado dificuldades com as precárias condições da via de terra. O trecho dá acesso a 30 chácaras, não possui nivelamento e, muitas vezes, permanece intransitável.
Outro problema é a cobrança da taxa para custeio de iluminação pública, feita pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Embora possua postes que conduzem a rede elétrica, a via não tem iluminação externa.
No requerimento, o vereador cobra a administração sobre a situação do bairro. O documento pergunta se existem recursos destinados para recuperar a via pública e que medidas devem ser tomadas para solucionar o problema.
Ao discutir a solicitação, o vereador Arlindo Araújo (PPS) observou que "não há cabimento" a população pagar pela taxa de iluminação pública e não contar com o serviço. O vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) afirmou que tem acompanhado casos de vários moradores que estão pleiteando a iluminação pública em bairros próximos.
O vereador Olair Bosco (PP) lembrou que havia feito uma indicação em 11 de fevereiro deste ano pedindo o nivelamento de várias vias, entre elas a travessa Itaipu. "A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) informou que os serviços de manutenção estavam agendados. Tem que ser feita uma reunião para ver esta questão", disse Olair.
Para o vereador Edval Antônio dos Santos (PP), as áreas de várias chácaras particulares devem ser repassadas ao município para, em seguida, serem doadas à CPFL para a execução de melhorias.
O requerimento aprovado será enviado à Prefeitura, que deve respondê-lo em 15 dias.