Vereadora Beatriz comemora o Dia da Mulher com passeio ciclístico e truco
Quem disse que as mulheres não jogam truco? Elas gostam e são boas no jogo de cartas, disputado em todo o país pela maioria masculina. Em Araçatuba, visando lembrar que as 'meninas' são truqueiras, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado com um passeio ciclístico seguido de um torneio feminino de truco.
“Nosso grupo de mulheres faz uma reunião mensal e optamos por realizar uma atividade física seguida de um jogo que é considerado 'masculino'. O questionamento é: quem disse que as mulheres não podem ou não jogam truco? O jogo de cartas é aberto aos interessados, independente do sexo”, disse a secretária do PT Araçatuba, Giovana Batista de Araújo, uma das organizadores do 1º Passeio Ciclístico Feminino com Truco, que aconteceu no último sábado [Dia Internacial da Mulher – 8 de março].
A concentração ocorreu na Praça da Independência, no Paraíso, às 8h30, onde os participantes receberam suas camisetas. A pedalada foi até a Lagoa do Miguelão, onde ocorreu o Torneio de Truco. Os homens também pedalaram, porém, no truco, somente mulheres. A competição foi disputada e os gritos, bastante comum no jogo, fizeram parte da competição.
“Se tiver que subir na mesa, vamos subir. Se tiver que gritar, vamos gritar”, brincou a professora Cláudia Karine da Costa Lang, uma das participantes do evento. Ela pedalou, depoi jogou truco. “Acredito que o evento comemorou com muita alegria o Dia da Mulher. Gostei e espero que a segunda edição aconteça ano que vem”, falou ela.
A vereadora Beatriz Nogueira (PT) participou e apoiou o evento. “Este questionamento é importante, pois o truco é visto como um 'jogo de homens'. Na verdade não é. Quem disse que as mulheres não podem jogar? Meu gabinete deu total apoio ao evento, pois entendemos que o Dia Internacional da Mulher é de grande importância para a sociedade. É uma data histórica que as mulheres do PT Araçatuba comemoraram de uma forma criativa”, falou a parlamentar do Partido dos Trabalhadores.
O evento teve apoio da prefeitura, que acompanhou todo o trajeto com guardas municipais. Uma ambulância também ficou a disposição dos participantes. “Já estamos estudando a segunda edição do evento, que será realizado em 2015”, completou Giovana Araújo.