Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
05/06/2013
Vereadora Beatriz convida população para conferência

A Prefeitura de Araçatuba promove, neste final de semana, a Conferência Municipal da Educação para debater políticas públicas relacionadas ao tema com pais, estudantes, professores, funcionários e diretores de escolas. Na tribuna da Câmara, durante o Pequeno Expediente da 18ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (03/06), a vereadora Beatriz (PT) convidou a população para participar dos debates.

O encontro será realizado na sexta-feira (07/06), das 18h30 às 22h, e no sábado (08/06), das 7h às 19h, na sede da Igreja Ágape, localizada na avenida José Ferreira Batista, 2000. De acordo com Beatriz, as propostas que serão discutidas na conferência estão divididas em sete eixos nacionais e um municipal, intitulado "Realidade das escolas: que escola queremos e o que podemos fazer", que colherá subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Educação.

Para a vereadora, a conferência é uma oportunidade para o exercício da democracia. "Historicamente, no Brasil, a construção de políticas públicas tem acontecido de maneira autoritária e ditatorial. Nós estamos querendo mudar isso. A presidenta Dilma Rousseff e o prefeito Cido Sério estão abrindo esses espaços para a população participar, fazer parte, tomar parte, ser parte desse processo", discursou Beatriz.

Por isso, a parlamentar considera a participação popular essencial para o sucesso do evento. "Insisto em dizer: os assuntos que dizem respeito ao nosso futuro, ao futuro da nossa querida Araçatuba, ao futuro dos nossos filhos e netos, devem ser levados muito a sério. Não podemos usar nossos problemas só para fazer política. Quem realmente está interessado em contribuir para nossa cidade ficar melhor, e não ficar só discutindo e fazendo politicagem, deve participar destas conferências, que são espaços legítimos de participação e de propositura de mudanças", disse Beatriz.

A Conferência Municipal da Educação é uma preparação para a 2ª Conae (Conferência Nacional de Educação) e está sendo organizada na cidade por uma comissão, formada pela Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Diretoria de Ensino, universidades públicas e privadas, pais de alunos e associações educacionais, como Apeoesp, Adema, Ampara, UNE e UBES.

Os preparativos para o encontro incluíram a realização de 11 pré-conferências em várias escolas da cidade entre os dias 13 e 27 de maio. As ideias discutidas e votadas no próximo final de semana serão encaminhadas para a Conferência Intermunicipal, que também ocorrerá em Araçatuba, e, posteriormente, para as conferências estadual e nacional.

INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO -
Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara, a vereadora Beatriz lembrou que as conferências são instrumentos democráticos recentemente implantados pelo governo federal.

"Para possibilitar que a população participasse mais do governo, e não ficasse só olhando, como era normal nos governos anteriores, o então presidente Lula e, agora, a presidenta Dilma Rousseff, com o compromisso de aperfeiçoar, desenvolver e radicalizar a democracia brasileira, instituíram as conferências, um dos grandes instrumentos da democracia. Elas acontecem nas cidades, nas regiões, nos estados e, depois, no País. Isso não é pouca coisa. A democracia cada vez mais ampliada cria condições para a participação política e a participação política de forma organizada cria condições para que a cidade possa avançar na justiça e na igualdade social", afirmou a parlamentar.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior