Vereadora Beatriz defende reserva de vagas para gestantes na zona azul
Desde março deste ano, tramita na Câmara Municipal de Araçatuba projeto de lei que amplia a reserva de vagas no estacionamento rotativo da cidade, chamado de zona azul. A propositura, de autoria da vereadora Beatriz (PT), determina a implantação de vagas de uso exclusivo para gestantes. O benefício já é concedido a idosos e pessoas com deficiências.
Na tribuna da Câmara, durante o Pequeno Expediente da 10ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (06/04), a parlamentar justificou a necessidade de vagas exclusivas para gestantes. “Só quem já carregou nenê na barriga sabe da dificuldade de locomoção”, declarou Beatriz.
Segundo ela, a facilitação da mobilidade da mulher no período da gravidez evita esforços desnecessários e momentos de estresse que podem prejudicar a saúde tanto da mãe quanto do bebê. “É claro que têm as pessoas que entendem o que o outro passa, mas têm pessoas que só passando é que entendem”, ponderou a vereadora.
De acordo com o texto do projeto, assim como já ocorre com os idosos e as pessoas com deficiências, as gestantes deverão portar um cartão de identificação para comprovar a sua situação. A matéria permite ainda aos beneficiários estacionarem em qualquer vaga disponível e de sua preferência, caso não existam vagas exclusivas.
A propositura aguarda parecer das comissões permanentes de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento, e Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural para ser colocada em discussão e votação. Se aprovada e sancionada pelo Poder Executivo, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.