Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
08/09/2011 11:53:05
Vereadora Edna Flor vai homenagear o Centrinho

A vereadora Edna Flor (PPS) pretende apresentar, durante as atividades da 28ª sessão ordinária do ano, um requerimento de voto de aplauso ao Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE), do campus de Araçatuba da Unesp (Universidade Estadual Paulista).  Popularmente conhecido como Centrinho, o local atende gratuitamente cerca de 10 mil pacientes de 425 municípios de nove estados brasileiros e completará 27 anos de história.

Fundado em 1984 pelo professor doutor Ruy dos Santos Pinto, o centro nasceu com uma proposta inovadora para a época - garantir o tratamento inclusivo às pessoas com deficiência. Hoje, os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por cirurgiões-dentistas, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais.

De acordo com Cristina Storti, assistente técnico de administração e também fundadora da unidade, a proposta é oferecer um atendimento amplo aos pacientes. "O centro se preocupa muito com o acolhimento e a humanização na assistência ao paciente, por isso desenvolvemos vários projetos de extensão", explica.

A assistência odontológica prestada pelo CAOE é mantida com recursos financeiros vindos da Unesp, do SUS (Sistema Único de Saúde) e da ASSEPAE (Associação Pró-Estudo, Pesquisa e Assistência a Pacientes Especiais).

Durante a permanência no centrinho, os atendidos recebem cuidados que ultrapassam o tratamento odontológico. Um dos projetos de extensão, chamado "A música associada às necessidades terapêuticas de pacientes com deficiência", humaniza os serviços de saúde oferecidos e contribui para a inclusão social.

A iniciativa, que envolve os pacientes e familiares, busca, por meio da música, facilitar a adaptação necessária ao tratamento. De acordo com o cirurgião-dentista Márcio Kadá, o projeto vem apresentando resultados positivos. "Esse projeto acontece há dez anos e o nosso objetivo é ambientar, integrar a população assistida e prepará-la para o atendimento", destaca Márcio.

Na última terça-feira, 6/9, a vereadora Edna Flor visitou as instalações do CAOE e conheceu parte dos trabalhos da instituição. Dona Terezinha Rondon Lemos, que traz a filha Taiane Lemos para se tratar em Araçatuba há cinco meses, elogia os serviços prestados. "A gente levava no dentista e ela não aceitava o tratamento. Aqui está trazendo um benefício muito bom para ela", relata a moradora de Ibitinga (SP).

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior