Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
Emendas
Impositivas
e-SIC
Banco de
Ideias

Pesquisa de Satisfação
Notícias
30/11/2009 23:13:34
Vereadora homenageia entidades que completam cinqüentenário em 2009

 A vereadora e presidente da Câmara Municipal, Edna Flor, apresentou voto aplauso para marcar os cinqüenta anos de fundação da Coopbanc, Cooperativa de Consumo dos Bancários de Araçatuba,  e do   Sindicato dos Bancários de Araçatuba . A iniciativa foi aprovada pelos demais vereadores durante os trabalhos da 40.ª sessão ordinária do ano.  Ambas as entidades foram criadas no mesmo dia pela mesma pessoa, o bancário Alceu Rodrigues Cruz, em dezembro de 1959. 

 
A vereadora Edna  lembrou que neste meio século de existência as duas entidades prestaram importantes serviços para o município na área social, comercial e de representação de classe. O presidente do Sindicato dos Bancários e também diretor administrativo da Coopbanc, José Geraldo Fogolin e o presidente do Coopbanc,  Orlando Lopes, acompanharam a leitura do requerimento. Para eles, as duas entidades colecionaram muitas lutas e conquistas principalmente devido à união dos trabalhadores bancários. 

 
 A cooperativa, por exemplo, cresceu e tornou-se uma empresa consolidada. Hoje é responsável pela geração de 200 empregos diretos, tem 10.500 cooperados e mais de 160 convênios firmados com estabelecimentos da cidade.  Com o crescimento, veio a abertura para que outras categorias também pudessem fazer parte da cooperativa, mas em toda a sua história a entidade foi e continua sendo dirigida por bancários.

Para marcar o ano do  cinqüentenário, a entidade  realizou  promoções que envolveram  a sociedade araçatubense.  Uma caminhada pelas ruas da cidade reuniu mais de mil pessoas  e o projeto Mosaico teatral,  realizado nos dias 13 e 14 de novembro, também foi um sucesso de público  As duas  promoções tiveram também caráter benemérito, angariando  quase duas toneladas de  alimentos e produtos de higiene para entidades assistenciais  da cidade.

O Sindicato dos Bancários de Araçatuba tem importante contribuição para a o fortalecimento do sindicalismo no município,  empenhado-se na luta por melhores condições de trabalho, de salários e de qualidade de vida para a categoria. "O sindicalismo bancário foi responsável por inúmeras conquistas, como jornada de 6 horas diárias, auxílio-alimentação, tíquete refeição, PLR (Participação nos lucros) e muitos outros benefícios que hoje fazem parte da Convenção Coletiva de Trabalho.", lembrou Fogolin.      

Fonte: Assessora de Comunicação: Fátima Mantello / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior