Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
13/10/2009 16:27:19
Vereadora participa da Semana de Alimentação(Veja Vídeo)

O município de Araçatuba promove, entre hoje, 13/10, e sexta-feira, 16/10, várias atividades referentes à Semana de Alimentação. Organizado pela secretaria de Ação Social, o encontro tem como foco refletir a questão da insegurança alimentar e faz alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. A maior parte das atividades acontece no Restaurante Popular "Alice da Silva Prates". A vereadora Profª Durvalina (PT) esteve presente na abertura do evento, que contou com as participações do prefeito municipal Cido Sério (PT), do vice Carlos Hernandes (PDT) e da secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda.


Araçatuba participa do encontro pela primeira vez e está sediando as atividades no Restaurante Popular, criado em 8 de março de 2006. Apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o programa oferece uma média de 400 refeições diárias ao custo de R$1. Os atendidos são, em geral, trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de ruas e famílias em situação de insegurança alimentar.

Segundo a nutricionista Íris de Fátima Miranda Pereira, a iniciativa de fornecer a alimentação a um preço mais barato funciona como o principal mecanismo público de segurança alimentar e nutricional, cuja meta é garantir uma alimentação adequada aos atendidos. A manutenção e o funcionamento do restaurante são de competência da secretaria de Ação Social.

A programação deste ano tem como tema "Alcançar a segurança alimentar em época de crise" e foi escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Durante a semana, os frequentadores encontrarão, afixadas dentro do Restaurante Popular, dezenas de fotos relacionadas à fome. Há também um breve relato sobre os trabalhos desenvolvidos pelo sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, e pelo escritor Josué de Castro, autor da obra "Geografia da fome". Ambos trataram da temática da fome e desnutrição no país.


A semana também terá apresentações de música ao vivo, entre os horários das 11h30 e 13h30. O encontro inclui a aferição de pressão arterial, orientações sobre a dengue, leishmaniose e gripe A, além de dicas alimentares. Os participantes também têm a oportunidade de aferir a pressão arterial e receber orientações sobre a hipertensão, com estudantes da UNIP (Universidade Paulista). A Vigilância Sanitária expôs e orientou sobre a dengue, leishmaniose e gripe A.

A Semana de Alimentação será encerrada na próxima sexta-feira, na Unip. Na ocasião, às 20h30, os temas "Crise mundial dos alimentos", "A responsabilidade do poder público e sociedade civil" e "O papel dos equipamentos públicos de segurança alimentar", serão abordados em uma palestra com Írio Luiz Conti, mestre em Sociologia e membro do Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (FESANS).

De acordo com a prefeitura, a ideia é aumentar para 800 o número de refeições diárias oferecidas pelo restaurante. "A iniciativa é fundamental para a comunidade, que precisa de alimentação saudável e adequada", destacou a vereadora Profª Durvalina.
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior