Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
28/05/2014
Vereadoras elogiam texto-base do Plano Municipal de Resíduos

As vereadoras Edna Flor (PPS) e Tieza (PSDB) participaram ontem (28) à tarde, na sede do Legislativo local, de audiência pública promovida pela Prefeitura de Araçatuba – via Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade - para discutir com a sociedade a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

O encontro – o último antes de o estudo ser concluído e enviado para votação na Câmara - reuniu representantes do setores produtivos de alimentos instalados na zona rural, de movimentos sociais e do Ministério Público.

A equipe de profissionais da empresa Geotech, contratada pela Prefeitura de Araçatuba para elaboração do estudo, divulgou um relatório contendo o modelo atual de gestão dos resíduos de todas as classes produzidos no municípios.

Por intermédio do documento, a empresa sugeriu a ampliação do número de ecopontos instalados na cidade; subsídios para fortalecer o trabalho de reciclagem de materiais por meio de ações de cooperativas; destinação específica para resíduos inertes, provenientes de construção civil; e investimentos em educação ambiental dirigida ao Poder Público, sociedade e empresas.

Para o promotor de justiça Albino Ferragini, que atua nas questões ambientais do município, o estudo atende às diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e, se aprimorado com as sugestões recebidas até a conclusão do texto original, poderá servir de modelo para outras cidades.

“Neste plano municipal, destaco a sustentabilidade, garantida por meio do aproveitamento do aterro municipal para despejo dos resíduos de forma adequada e a ampliação dos ecopontos como unidades descentralizadas de manejo e gerenciamento de resíduos”, explicou o promotor.

Para o secretário do Meio Ambiente, Jorge Hector Rozas, a última audiência ante a revisão do texto final do Executivo Municipal fecha o ciclo de encontros setoriais e com a população de forma “altamente positiva”.

“Em 15 dias, no máximo, o documento estará apto para ser avaliado pelo prefeito Cido Sério para última revisão da Secretaria de Negócios Jurídicos, quando será dada a oportunidade para os demais secretários fazerem suas últimas intervenções para concluir o estudo a ser analisado pela Câmara. Nosso objetivo é que o texto seja aprovado ainda em junho, mês dedicado a uma agenda especial de eventos comemorativos ao Meio Ambiente. A cidade merece isso”, anunciou Rozas.

Aterro – Para a vereadora Edna Flor, a oitava audiência para tratar do novo modelo de gestão de resíduos foi marcado pela abertura democrática da mesa de trabalhos em ouvir sugestões da população para aperfeiçoamento do texto-base do plano.

Entre os pontos relacionados pela vereadora está o pedido para retirar do documento preparado pela Geotech da implantação de aterro privado com abrangência regional como alternativa para gestão de resíduos. “Foi um ganho tanto para empresa quanto para a administração municipal”, comentou Edna.

A deposição de materiais recicláveis no aterro municipal foi outra preocupação demonstrada pela vereadora durante a exposição do estudo. “Ainda não sinto a abertura da Prefeitura para tratar a questão da reciclagem como política pública, sem a qual não é possível pensar em reduzir a produção de resíduos no município”, completou.

A questão da implantação de um aterro regional também foi comentada pela vereadora Tieza após a explanação do plano. “Com a apresentação de hoje, ficou bastante evidente que podemos dormir tranquilos que neste plano não há riscos de o município ter um aterro com abrangência regional. Para mim, foi o ponto alto dessa audiência”, afirmou Tieza.

A elaboração do plano com base nas reivindicações da sociedade local foi destacada pela vereadora Tieza e a oportunidade de manter aberto o canal de comunicação entre o Poder Público e a sociedade para novas sugestões visando ao aprimoramento do plano, até a data de votação, também foram elogiadas pela vereadora do PSDB.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula // Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior