Vereadoras participam de seminário contra analfabetismo
Erradicar o analfabetismo no Estado de São Paulo. Esta é a principal proposta apresentada no seminário "Compromisso: São Paulo Analfabetismo Zero" realizado entre hoje (17) e amanhã (18) no salão de eventos do Hotel Pekin.
A presidente da Câmara, Edna Flor (PPS), e a vereadora Durvalina Garcia (PT) participaram do evento, ao qual também compareceram o prefeito Cido Sério (PT), o vice, Carlos Hernandes (PDT), além de educadores e gestores do ensino de Araçatuba e região.
O ciclo de palestras é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação e Cultura) em parceria com a União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e os municípios paulistas.
De acordo com a presidente do Legislativo, a realização do seminário no município para a eliminação do analfabetismo é muito importante porque coloca em debate alternativas para vencer o problema. "Precisamos vencer o analfabetismo em nossa região, em especial entre a população migrante que se fixou no município e em cidades vizinhas", afirmou.
Como educadora, a vereadora Durvalina classificou a erradicação do analfabetismo como sonho de qualquer profissional ou gestor da educação. Segundo ela, o estado de São Paulo, considerado um dos mais ricos do País, não pode se conformar com as taxas de analfabetismo apresentadas em diversos municípios paulistas.
"Este é um momento propício para apontarmos soluções contra este mal. Pessoas analfabetas têm o direito à informação limitado e isso é inadmissível, uma vez que a Constituição assegura o direito de todos à educação", afirmou.