Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
15/03/2010 21:51:44
Vereadores apoiam greve dos professores paulistas

O Plenário da Câmara de Araçatuba aprovou, durante a sétima sessão ordinária do ano, um requerimento de voto de apoio à greve dos professores da rede estadual paulista. A manifestação de apoio é de autoria dos vereadores Prof. Cláudio (PMN) e Profª Durvalina (PT).


Desde o último dia 5 de março, os professores das escolas estaduais estão em greve. Na pauta de reivindicações constam: reajuste salarial de R$ 34,3%, incorporação de gratificações, garantia de emprego, revisão da avaliação de mérito implantada, revogação das leis nº 1.093, 1.041 e 1.097, realização de concurso público de caráter classificatório, resgate do vale-alimentação de R$ 4, entre outras.

De acordo com a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), até a última sexta-feira, dia 12 de março, 60% dos 215 mil professores haviam aderido à greve. Os índices de adesão têm sido rebatidos pela secretaria da Educação, que indica um número menor.

Na discussão do requerimento, o vereador Prof. Cláudio disse que o governo está tratando os profissionais da educação com "intransigência". "Não podemos parar essa greve. Devemos fazer um movimento semelhante ao de 2000", afirmou o parlamentar, que também criticou a política de bônus e de promoção por mérito implantada pelo governo paulista.

Também autora do requerimento de apoio, a vereadora Profª Durvalina ressaltou que há 15 anos não há aumento salarial ou reposição das perdas salariais para os professores. "O governador José Serra olha com indiferença o movimento grevista. Essa promoção por mérito exclui 80% dos professores e a culpa é jogada no professor", criticou a vereadora. Segundo ela, é preciso haver um plano de carreira e de salários para os profissionais da educação.

Durante o debate sobre o assunto, dezenas de professores e membros da Apeoesp ocuparam as galerias da Câmara, com bandeiras em prol do movimento grevista.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: