Vereadores aprovam requerimento sobre multas de trânsito
Durante a 29ª sessão ordinária do ano, a Câmara de Araçatuba aprovou o requerimento de informações, de autoria do vereador Olair Bosco (PP), que solicita à prefeitura dados sobre as multas de trânsito aplicadas pelos radares no município entre janeiro de 2008 e julho de 2009. No requerimento, o parlamentar quer saber quais foram os valores arrecadados mensalmente com as multas aplicadas, com o objetivo de conhecer a situação da sinalização do solo na cidade.
Ao longo da discussão do requerimento, diversos vereadores apontaram problemas de sinalização em vários bairros de Araçatuba. O vereador Rivael Papinha (PSB) observou a necessidade de se saber onde está sendo aplicado o dinheiro arrecadado. Ele cobrou providências do Executivo sobre a falta de lombadas na cidade.
Em sua intervenção, o autor do requerimento, Olair Bosco, disse que o bairro Etemp não conta com sinalização de solo, o que traz problemas para a população local. O vereador Joel Platibanda (PMN) citou a falta de redutores de velocidade e de pintura de solo em algumas ruas. O vereador Edval Antônio dos Santos (PP) disse que o Departamento de Trânsito deve aplicar a arrecadação em melhorias no próprio trânsito.
O vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) citou uma indicação que ele fez nesta legislatura com a ideia de criar a "mão inglesa" em alguns pontos urbanos para desafogar o trânsito. Joaquim mostrou uma arte sobre como funcionaria o sistema entre as ruas Cussy de Almeida, Carlos Gomes e Cristiano Olsen e concluiu sua fala apontando a importância de se implantar redutores de velocidade em frente às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Os vereadores Dr. Nava (PSC) e Prof. Cláudio (PMN) também citaram deficiências no trânsito. Durante o Grande Expediente, em virtude da convocação do secretário de Governo e Gestão Estratégica, este foi o único requerimento de informações oficiais aprovado.