Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
02/09/2015
Vereadores debatem qualidade do transporte público

A qualidade do transporte coletivo urbano de Araçatuba gerou debate entre os vereadores na 27ª sessão ordinária do ano, realizada na noite de segunda-feira (31/08). O assunto foi tema de requerimento de informações oficiais, de autoria da vereadora Edna Flor (PPS), que foi lido, discutido e aprovado durante os trabalhos legislativos. O documento fez parte de um bloco de nove requerimentos votados em globo.

Com base no aumento das tarifas unitárias do transporte público local, praticado em fevereiro deste ano, a vereadora Edna Flor questiona a Prefeitura sobre a fiscalização do serviço, as providências tomadas em relação às reclamações de usuários, o percentual e o índice aplicados para a majoração das tarifas, a composição da Comissão de Tarifas prevista no contrato de concessão e a criação do Conselho de Usuários de Transporte de Passageiros.

Em plenário, a parlamentar reafirmou que o serviço prestado pela TUA (Transportes Urbanos Araçatuba Ltda.), empresa concessionária do transporte coletivo urbano na cidade, continua deficitário. “As pessoas não sabem mais o que fazer. Estão pedindo socorro ao poder público. R$ 3,15 é um valor muito alto para o serviço que está sendo prestado”, avaliou Edna Flor. Durante sua fala, ela exibiu um vídeo sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência para usar o transporte público.

Dr. Jaime (PTB) considerou as imagens inadmissíveis. “Não podemos ficar com uma empresa só. Precisamos dividir a cidade em regiões e passar a atendê-la com vans ou microônibus”, sugeriu.

O vereador Gilberto Batata Mantovani (PR), líder do governo municipal na Câmara, lembrou que o contrato de concessão do transporte público firmado pela Prefeitura com a TUA é antigo. “Ele foi assinado pelo ex-prefeito Domingos Andorfato. Tem cerca de 20 anos e está próximo do fim”, disse.

Conforme o vereador Rivael Papinha (PSB), o contrato se encerra em dezembro deste ano e uma nova licitação será aberta. “É agora que devemos ampliar o debate sobre o transporte público com a comunidade”, considerou.

A vereadora Prof.ª Durvalina Garcia (PT) e o vereador Carlinhos Santana (PDT) também discutiram o requerimento, que será encaminhado ao prefeito Cido Sério (PT) para respondê-lo em 15 dias.

EM GLOBO –
Outros oito requerimentos de informações oficiais também foram aprovados em globo na 27ª sessão ordinária do ano, que teve o Grande Expediente prorrogado até a meia-noite.

A vereadora Tieza (PSDB) apresentou seis dessas proposições para questionar a administração municipal sobre a realização do Carnaval 2015, a reforma da praça Rui Barbosa, corte de árvores e respectiva compensação ambiental, varrição de rua, a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte no bairro Concórdia e a instalação de um Posto de Informação Turística no Município.

Os dois requerimentos restantes são da vereadora Edna Flor e indagam o prefeito Cido Sério sobre o estacionamento rotativo e a fiscalização dos serviços de transporte coletivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior