Vereadores elegem membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
O plenário da Câmara elegeu nesta segunda-feira, dia 09/02, durante a segunda sessão ordinária do ano, os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para o biênio 2009/2010. Os titulares são os vereadores: Cláudio Henrique da Silva, Dr. Nava e Durvalina Garcia, e os suplentes são: Rivael Papinha e Tieza. Agora eles vão se reunir para escolher quem será o presidente e o vice-presidente do Conselho.
A eleição foi feita através de cédulas distribuídas pelo Departamento Legislativo. Logo na seqüência, o plenário também elegeu o vereador Arlindo Araújo para ser o corregedor parlamentar da Casa nos próximos dois anos. Como suplente foi escolhido o vereador Joaquim Pereira de Castilho.
A eleição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar está prevista no Regimento Interno da Câmara e deve acontecer sempre na segunda sessão ordinária de cada Legislatura. Segundo a presidente da Casa, vereadora Edna Flor, o Conselho não é apenas um órgão punitivo, mas também tem o papel de trazer à discussão assuntos relacionados à ética e de auxiliar a Mesa Diretora na condução dos trabalhos da Casa.
Já o corregedor parlamentar tem a função de promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito da Câmara, juntamente com o Conselho de Ética. Ele também tem o papel de apresentar ao Conselho denúncias de ilícitos ocorridos no Legislativo envolvendo vereadores.