Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
28/02/2013
Vereadores participam da audiência pública da Saúde

O secretário municipal de Saúde e Higiene Pública, José Carlos Teixeira, apresentou hoje pela manhã, em audiência pública na Câmara dos Vereadores de Araçatuba, o relatório de receitas e despesas da pasta relativas ao último quadrimestre de 2012. 

Além do presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime (PTB), participaram do encontro os parlamentares Rosaldo de Oliveira (PV), Carlinhos do 3º DP (PDT), Rivael Papinha (PSB), Beatriz (PT), Cido Saraiva (PMDB) e Gilberto Batata Mantovani (PR), que acompanharam o balanço e fizeram perguntas sobre os serviços de saúde no município. 

Pouco antes da demonstração das contas, a pedido do presidente do Legislativo, a TV Câmara exibiu um vídeo institucional, elaborado pela Assessoria de Comunicação da Casa, sobre as ações de combate a dengue na cidade. Em seguida, o balanço foi exibido em plenário. Conforme a prestação de contas, os recursos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde ao Fundo Municipal de Saúde, por programas (como Programa Saúde da Família), nos últimos quatro meses do ano passado, totalizaram R$ 9.558.292,20. 
Após a explanação inicial do secretário, foi aberta a sessão de perguntas elaboradas pelos parlamentares e representantes da população. 
 
Entre os temas de questionamentos mais comuns propostos pelos parlamentares destacaram-se o padrão de atendimento no AME (Ambulatório Médico de especialidades), Hospital da Mulher, nas unidades básicas de saúde e nos assentamentos rurais, os investimentos no aprimoramento profissional dos servidores e prestadores de serviços municipais, as condições de segurança oferecidas a pacientes e servidores em estabelecimentos de saúde e a contratação de médicos especialistas (pediatras). 

As ações preventivas para conter a leishmaniose no município também nortearam uma pergunta elaborada por representantes da sociedade civil, por intermédio de um estudante de medicina veterinária. Outro ponto discutido pelos representantes do Legislativo e da Saúde tratou da importância em ampliar as estratégias a fim de estimular a presença e a participação da população nas audiências promovidas pelo Poder Público. 
 "As audiências públicas são espaços garantidos para assegurar a transparência da aplicação do dinheiro público em benefício da população. Daí a importância de ampliar a participação popular nessas discussões", avaliou o presidente da Câmara. 

A demonstração das contas referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012 foi transmitida pela TV Câmara - Canal 96 do Sistema Net de TV a Cabo - pela web/tv, disponível neste site.
Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior