Vereadores participam de início de obra na zona norte
Os vereadores Dr. Jaime (PTB), Cido Saraiva (PMDB) e Tieza (PSDB) participaram na manhã desta quarta-feira (23 de abril) do primeiro dia das obras de reversão da Bacia de Esgoto Maria Izabel, na região norte de Araçatuba.
A SAMAR (Soluções Ambientais de Araçatuba) convidou autoridades e empresários para um encontro informal no local. O prefeito Cido Sério (PT), acompanhado de vários secretários municipais, disse que com a obra novos empreendimentos poderão ser instalados no local.
As obras vão canalizar o esgoto que hoje é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Maria Izabel, relativo a 20% do total de dejetos produzidos em Araçatuba. A SAMAR informou que o investimento é de R$ 22 milhões e o prazo para o término das obras é de dois anos.
O presidente da SAMAR, Renato de Faria, disse à TV Câmara que será construído um emissário de 14 quilômetros que irá coletar o esgoto da zona norte e direcioná-lo à Estação de Tratamento SANEAR, na região de Cafezópolis.
“Essa estação, já em funcionamento, é mais moderna e, após as obras de ampliação do sistema, terá condições de realizar o tratamento de todos os efluentes da cidade de Araçatuba. Ou seja, tudo será tratado em uma única estação”, explicou ele.
Após concluir as interligações, a SAMAR irá desativar e recuperar a lagoa Maria Izabel, com a retirada do lodo remanescente e incorporação da bacia ao meio ambiente. Há anos esses investimentos estão proibidos pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) em razão da insuficiência da lagoa Maria Izabel para atender o crescimento da região.
Licenças - Cerca de 20 empreendimentos, entre industriais e residenciais, estão cadastrados no município à espera de autorização para começar suas instalações no extremo norte da cidade, região em que foi delimitado o distrito industrial de Araçatuba. A perspectiva é de que o início das obras de reversão já dará condições de os empreendimentos obterem licenças.
“Vai destravar o crescimento industrial e residencial na área norte da cidade. Este é o grande ganho para Araçatuba, além do ganho ao meio ambiente”, comentou o presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime.
O parlamentar também lembrou dos moradores do bairro rural de Engenheiro Taveira. “As intervenções da SAMAR também vão abranger a coleta de esgoto na região de Engenheiro Taveira, que abriga chácaras cujo tratamento de dejetos ainda é feito por meio do sistema de fossas”, falou.
Cido Saraiva disse que Araçatuba está crescendo a cada dia. “Essa obra irá trazer novos investimentos em nossa cidade. Trata-se de uma obra muito importante para Araçatuba”, frisou.
A vereadora Tieza destacou que a obra irá resolver o problema dos empreendedores que desejam investir no local. “Tínhamos um problemão nesta área, onde as licenças ambientais não eram liberadas. Com essas obras essa situação irá mudar”, comentou a parlamentar.