Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
26/01/2011 12:32:21
Vereadores participam de jantar da EJA (Veja Vídeo)

O presidente da Câmara, Cido Saraiva (PMDB), e os vereadores Rivael Papinha (PSB) e Durvalina Garcia (PT) participaram na noite de sexta-feira (21) de um jantar de apresentação das refeições que serão servidas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de sete de fevereiro, data do início das aulas na rede municipal de ensino. A novidade foi anunciada pelo prefeito Cido Sério (PT) na presença de secretários e funcionários municipais, além de professores e de alunos da EJA.

 
O novo benefício vai atender 500 alunos já matriculados nesta modalidade do ensino básico, que visa erradicar o analfabetismo. Conforme explicou o Diretor do Departamento de Educação Complementar, Marcos Francisco Alves, há no município cerca de oito mil pessoas nesta condição e a intenção é levar o maior número delas para os bancos escolares. "Acreditamos que haverá aumento na procura pelos cursos. A previsão é que até o final do ano estejamos atendendo em torno de 750 pessoas".


O jantar foi servido na Escola Municipal Anna dos Santos Barros, no Jardim Pinheiros. No cardápio, arroz, macarronese, estrogonofe de frango e salada de repolho, além de suco e melancia, de sobremesa. Tudo preparado por funcionárias do Serviço de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Educação e da empresa ERJ Administração e Restaurantes de Empresas Ltda. Após a degustação, a aprovação foi geral. O presidente Cido Saraiva destacou que a novidade é um grande incentivo. "Muitas pessoas têm que vir direto do trabalho para escola e muitas ficam sem se alimentar. Agora, poderão comer com dignidade", frisou.


Gildete Santos Gomes tem 52 anos e é uma das alunas da EJA. Ela gostou muito da novidade. Para ela, muitos desistem de estudar por causa das dificuldades como cansaço, responsabilidades, transporte e também alimentação. "Porém, vale a pena enfrentar tudo isso, porque quando aprendemos a ler passamos a realmente enxergar o mundo", comemorou. Geni Garcia Fernandes, que só conheceu os bancos escolares no EJA, após os 70 anos de idade, também aprovou o jantar e a iniciativa da prefeitura em oferecer alimentação para os alunos. "Nós ganhávamos um lanche todas as noites, mas uma refeição completa é muito mais saudável e gostosa". Ela acha que a procura pelo curso vai aumentar. "Tenho certeza que mais pessoas virão estudar agora", previu.   
O município é responsável pela EJA de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, na Rua São Paulo, 728, Vila Mendonça, ou qualquer Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB). Para efetuar a matrícula é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência.

Fonte: Jornalista - Fatima Mantello -
Compartilhe:
<< Página Anterior