Vereadores participam de reunião sobre acelerador linear em São Paulo
Os vereadores Cido Saraiva (PMDB), Tieza (PSDB) e Edna Flor (PPS), integrantes da comissão especial que busca soluções para a aquisição do acelerador linear para Araçatuba, participaram, na última quinta-feira, de uma reunião na secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, com o presidente da Fundação Oncocentro Edmur Pastorello e assessores. Também participaram do encontro Osmar Cuoghi, secretário de Saúde e Higiene Pública de Araçatuba, Jair Negri, administrador da Santa Casa, e José Roberto Rebelatto, prefeito de Bilac, que representou os prefeitos da região.
De acordo com a vereadora Tieza, o prazo de recursos para a licitação de aquisição dos aceleradores lineares para Araçatuba e outras cidades do estado termina nesta segunda-feira, 30/11. A previsão é que o aparelho chegue a Araçatuba dentro de três a seis meses.
O acelerador linear é um aparelho usado para tratar com radioterapia os pacientes com câncer. O equipamento deverá ser abrigado dentro de uma casamata a ser construída pela Santa Casa de Araçatuba. Caso o abrigo não fique pronto, segundo a vereadora Tieza, a Santa Casa já providenciou um lugar para guardar o acelerador e os demais equipamentos esperados. O aparelho atenderá um universo de 800 mil pessoas da região.
A vereadora Tieza destacou que a reunião foi produtiva. "Aprendemos que há muitas decisões técnicas envolvidas", disse a parlamentar.
Nos próximos dias, deverá ser criado um movimento com a participação de prefeitos e representantes de 42 municípios da região com o objetivo de discutir e buscar recursos para a construção da casamata. "A reunião deve ocorrer na Câmara e reunir os prefeitos para definir a construção do abrigo para o acelerador", afirmou a vereadora.