Vereadores prestam homenagens às mulheres
As três vereadoras que fazem parte da atual Legislatura - Edna Flor (PPS), Durvalina Garcia (PT) e Tieza (PSDB) - fizeram uso da tribuna durante a 6ª sessão ordinária do ano, para prestar homenagens pelo Dia Internacional da Mulher. Antes da fala das parlamentares, a TV Câmara exibiu um vídeo sobre Violência Doméstica, produzido por meio de uma parceria com estudantes da quarta turma do curso de Jornalismo das Faculdades Toledo.
A primeira a falar às mulheres foi Durvalina Garcia. Ela fez uma análise das conquistas femininas ao longo da história, destacando as principais lutas da categoria. "Em todos os grandes momentos da história do Brasil, as mulheres estão presentes, seja na luta contra a ditadura militar, na luta pela anistia, pela diminuição da jornada de trabalho, pelo direito ao voto, entre outras", disse. Para ela, o dia foi de reflexão e constatação, pois apesar dos avanços e conquistas, a mulher ainda tem muito a caminhar.
A vereadora Tieza lembrou que há 100 anos era instituído o Dia Internacional da Mulher e falou sobre a importância de sua presença na política. "Pelo menos 51% da população brasileira é formada por mulheres, mas a presença feminina na política ainda é muito modesta", destacou. Para ela, que exerce atualmente seu primeiro mandato e está gostando muito da experiência, as mulheres são seres de grande determinação, com capacidade e disposição para ajudar no crescimento e desenvolvimento da sociedade. "O ambiente político precisa muito da presença da mulher que, entre outros atributos, é compreensiva e paciente", destacou.
Edna Flor encerrou o ciclo de palestras entregando aos presentes cópias da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, de 1791. O documento foi proposto à Assembleia Nacional da França durante a Revolução Francesa (1789-1799) por Marie Gouze, que lutava contra a escravidão e pela igualdade de direitos das mulheres. Gouze foi morta na guilhotina, após ser condenada como revolucionária.
Os vereadores Joaquim da Santa Casa (PDT), Prof. Cláudio (PMN), Dr. Nava (PSC), Cido Saraiva (PMDB), Joel Platibanda (PMN) e Edval Antônio dos Santos (PP), também parabenizaram as mulheres.