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Comissões Temporárias

As Comissões Temporárias são grupos formados por vereadores, instituídos para tratar de assuntos específicos e por tempo determinado. Diferem das Comissões Permanentes, que possuem atuação contínua, pois são criadas com objetivo definido e extinguem-se após o cumprimento de sua finalidade.

Tipos de Comissões Temporárias

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, as Comissões Temporárias podem ser:

1. Comissões Especiais

Destinam-se ao estudo de problemas do município e à manifestação da Câmara sobre temas de relevância pública. Também podem representar o Legislativo em eventos oficiais, dentro ou fora do município.

  • São criadas por Projeto de Resolução, que deve indicar sua finalidade, número de membros e prazo de funcionamento.

  • Devem apresentar relatório final ao Plenário, podendo propor medidas decorrentes de seus trabalhos.

  • Podem ter seu prazo prorrogado, mediante decisão da Mesa Diretora ou, em casos repetidos, do próprio Plenário.

2. Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs)

Possuem poderes de investigação semelhantes aos das autoridades judiciais. São criadas para apurar irregularidades ou fatos determinados de interesse municipal.

  • Devem ser requeridas por pelo menos um terço dos vereadores.

  • São compostas por cinco membros, respeitando a proporcionalidade partidária.

  • Podem solicitar documentos, convocar autoridades e realizar vistorias em órgãos públicos municipais.

  • O relatório final pode ser encaminhado ao Ministério Público para a adoção de medidas cabíveis.

3. Comissões de Representação

Têm como finalidade representar a Câmara em atos oficiais, audiências, visitas ou eventos realizados fora da sede do município.

  • São nomeadas por ato da Presidência, de ofício ou a pedido de vereador.

  • Após concluírem sua missão, devem apresentar relatório e prestação de contas.

4. Comissões Processantes

São constituídas para apurar infrações político-administrativas cometidas pelo Prefeito ou por vereadores, bem como para conduzir processos de destituição de membros da Mesa Diretora, conforme prevê a legislação vigente.

Importância das Comissões Temporárias

As Comissões Temporárias são instrumentos fundamentais para o exercício da função fiscalizadora e representativa da Câmara Municipal. Elas permitem uma atuação mais ágil e direcionada a situações específicas, fortalecendo o compromisso do Legislativo com a transparência, a responsabilidade pública e a defesa dos interesses da sociedade.

Encerradas
Resolução n.º 2.010, de 9 de setembro de 2019

Comissão Especial de três Vereadores para acompanhar a execução das obras e os serviços a serem realizados pelo Executivo Municipal através do financiamento no valor de R$ 26.000.000,00 (vinte e seis milhões de reais), no âmbito da linha de financiamento FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, junto à Caixa Econômica Federal, visando à execução de obras relacionadas a pavimentação, recuperação de vias púbicas, galerias de águas pluviais, guias, sarjetas e iluminação pública.

Composição através do Ato da Presidência n.º 17/2019:

Presidente: Rivael Papinha (PSB)

Membros

  • Gilberto Batata Mantovani (PL) e
  • Carlinhos do Terceiro (Solidariedade).            

 

Baixar Ato Ato da Mesa n.º 1/2021 - Encerra as atividades da Comissão Especial
Encerradas
Resolução n.º 2.008, de 29 de abril de 2019

Comissão Especial para, junto ao Governo do Estado de São Paulo e à Superintendência do Iamspe, verificarem a possibilidade do encaminhamento de pacientes que aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba para outras unidades hospitalares de Araçatuba e da região. 

Presidente da Comissão: Antônio Edwaldo Dunga Costa  - DEM

Componentes:
Prof. Cláudio - PMN
Denilson Pichitelli - PSL

Baixar Ato Ato da Mesa n.º 1/2021 - Encerra as atividades da Comissão Especial
Encerradas
Resolução n.º 2.005, de 1.º de abril de 2019

Comissão Especial para realizar estudos visando a viabilizar, junto ao Governo Estadual, a implantação de unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico em Araçatuba.

Presidente da Comissão: Gilberto Batata Mantovani  - PL

Componentes:
Denilson Pichitelli – PSL
Dr. Alceu - PV
Dr. Jaime  - PTB
Rivael Papinha - PSB

 

Baixar Ato Relatório Final da Resolução n.º 2.005/2019
Encerradas
Resolução n.º 1.973, de 10 de setembro de 2017

Comissão Especial para, junto aos governos municipal e estadual, realizar estudos visando a viabilizar a implantação de unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico em Araçatuba.
 

Presidente da Comissão: Gilberto Batata Mantovani  - PL

Componentes:
Denilson Pichitelli – PSL
Dr. Almir - PSDB
Lucas Zanatta  - PV
Rivael Papinha - PSB

Baixar Ato Relatório Final da Resolução Nº 1.973/2017
Encerradas
Resolução n.º 1.975, de 24 de abril de 2017

Comissão Especial para acompanhar os trabalhos relacionados ao Programa de Regularização Fundiária ‘Cidade Legal’ e outros empreendimentos voltados a habitações de interesse social.

Presidente da Comissão: Antônio Edwaldo Dunga Costa – DEM

Componentes:
Rivael Papinha – PSB
Prof. Cláudio – PMN

Baixar Ato Ato da Presidência n.º 26/2018 - Encerra as atividades da Comissão Especial
Encerradas
Resolução n.º 1.978, de 22 de setembro de 2017

Comissão Especial para realizar levantamento dos prédios públicos que se encontram fechados e abandonados, objetivando sua ocupação por órgãos públicos.
 

Presidente da Comissão: Antônio Edwaldo Dunga Costa – DEM

Componentes:
Gilberto Batata Mantovani – PL
Dr. Jaime - PTB

Baixar Ato Ato da Presidência n.º 22/2018 - Encerra as atividades da Comissão Especial
Encerradas
Resolução n.º 1981, de 25 de setembro de 2017

Comissão Especial para em conjunto com o Executivo Municipal, realizar estudos visando à criação do 14.º salário para os servidores públicos municipais da educação e bônus de natal.

Presidente da Comissão: Prof. Cláudio – PMN

Componentes:
Antônio Edwaldo Dunga Costa - DEM
Denilson Pichitelli - PSL

Baixar Ato Ato da Presidência n.º 21/2018 - Encerra as atividades da Comissão Especial
Encerradas
Resolução n.º 1.982, de 25 de setembro de 2017

Comissão Especial para reivindicar, junto aos Governos Federal e Estadual, recursos financeiros visando à canalização do Córrego Machado de Melo e à pavimentação asfáltica da Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, entre a Rua Tupinambás e a Rodovia Marechal Rondon – SP300. 
 

Presidente da Comissão: Gilberto Batata Mantovani - PL

Componentes:
Antônio Edwaldo Dunga Costa - DEM
Denilson Pichitelli - PSL

Baixar Ato Relatório Final da Resolução n.º 1982/2017
Em Andamento
Comissão sobre assuntos de acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência

RESOLUÇÃO N.º 2.075, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2025

Constitui Comissão Especial de três Vereadores para tratarem de assuntos voltados à acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência

Última atualização em 22/08/2025 

Nomeada através do Ato da Presidência n.º 1/2025

Baixar Ato
Em Andamento
Estudos e ações para melhoria dos serviços de saúde pública, com foco na DRC

RESOLUÇÃO N.º 2.077, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2025

Constitui Comissão Especial de três Vereadores com a finalidade de promover estudos e ações voltados para a melhoria dos serviços de saúde pública no Município, com foco na prevenção, diagnóstico, acompanhamento e tratamento da Doença Renal Crônica (DRC)

Última atualização em 22/08/2025 

Nomeada através do Ato da Presidência n.º 4/2025

 

Baixar Ato
Em Andamento
Resolução n.º 2.034, de 27 de setembro de 2021

"Constitui Comissão Especial de três Vereadores para realizar estudos referentes à situação do transporte público do Município"

Nomeada através do Ato da Presidência n.º 20, de 4 de outubro de 2021

Presidente da Comissão: Wesley da Dialogue (Podemos)

Membros:

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.043, de 21 de março de 2022 (TRABALHOS FINALIZADOS)

 

"Constitui Comissão Especial de três Vereadores para participar do 64.º Congresso Estadual de Municípios"

Presidente da Comissão: Antonio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil)

Membros: 

Relatório Final lido na íntegra durante a 10.ª Sessão Ordinária, de 11/04/2022 (clique aqui para assistir)

Baixar Ato
Encerradas
Resolução n.º 2.044, de 13 de junho de 2022

“Constitui Comissão Especial de três Vereadores para reivindicar em Brasília a agilização na liberação de emendas que estão em fase de elaboração de projetos e outras verbas para atender necessidades do Município” 

Presidente da Comissão: Gilberto Batata Mantovani (PL)

Membros: 
Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil)
Maurício Bem Estar (PP)

 

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.047, de 13 de junho de 2022

“Constitui Comissão Especial de três Vereadores para realizar o levantamento do número de centros comunitários e associações de bairros, suas diretorias, situação de regularidade, condições físicas e legais”

Presidente da Comissão: Dr. Alceu (PSDB)

Membros:
Arnaldinho (Cidadania)
Nelsinho Bombeiro (PV)

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.053, de 27 de fevereiro de 2023

“Constitui Comissão Especial de três Vereadores para, junto à Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, buscar a viabilidade do credenciamento para atendimento de pacientes do Iamspe”

Presidente de Comissão: Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil)

Membros:
Maurício Bem Estar (PP)
Nelsinho Bombeiro (PV)

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.054, de 27 de fevereiro de 2023

“Constitui Comissão Especial de três Vereadores para angariar recursos visando à ampliação do número de leitos da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba junto à União, ao Estado de São Paulo, parlamentares, prefeitos e Câmaras Municipais da região”

Presidente da Comissão: Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil)

Membros:
Luís Boatto (MDB)
Regininha (Avante) 

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.055, de 13 de março de 2023

"Constitui comissão especial de três vereadores para realizar estudos e buscar soluções quanto à poluição que causou o aumento excessivo de vegetação nas águas do rio Tietê e seus afluentes no município"

Presidente da Comissão: Nelsinho Bombeiro (PV)

Membros:
Gilberto Batata Mantovani (PL)
Dr. Jaime (PSDB)

 

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.056, 20 de março de 2023

“Constitui Comissão Especial de três Vereadores para acompanhar e auxiliar os moradores do Residencial Paquerê, objetivando solucionar a falta de acesso a energia elétrica, abastecimento de água e tratamento de esgoto”

Presidente da Comissão: Wesley da Dialogue (Podemos)

Membros:
Luís Boatto (MDB)
Regininha (Avante)

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.057, de 20 de março de 2023

“Constitui Comissão Especial de três Vereadores para junto aos órgãos competentes do Município, avaliar e propor melhorias no atendimento de pacientes psiquiátricos no Pronto-Socorro Municipal, em atendimentos de rotina e quanto à transferência destes pacientes para outras localidades”

Presidente da Comissão: Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil)

Membros:
Luís Boatto (MDB)
Regininha (Avante)

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.058, de 27 de março de 2023

“Constitui Comissão Especial de três Vereadores para acompanhar e averiguar a ocorrência de problemas na execução das obras das avenidas Joaquim Pompeu de Toledo, Paranapanema e Dois de Dezembro e outros logradouros públicos onde se verifiquem situações semelhantes”

Presidente da Comissão: Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil)

Membros:
Coronel Guimarães (União Brasil)
Nelsinho Bombeiro (PV)

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.061, de 10 de abril de 2023

Constitui Comissão Especial de três vereadores para realizar um fórum objetivando debater e apresentar sugestões sobre o atendimento a pessoas com deficiências na área pedagógica e multidisciplinar

Presidente da Comissão: Maurício Bem Estar (PP)

Membros:
Arnaldinho (Cidadania)
Nelsinho Bombeiro (PV)

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Encerradas
Resolução n.º 2.062, de 17 de abril de 2023

Constitui Comissão Especial de cinco Vereadores para verificar o funcionamento e propor melhorias para eventual prorrogação ou novo contrato de concessão do Sistema de Estacionamento Rotativo no Município

Presidente da Comissão: Dr. Alceu (PSDB)

Membros:
Arnaldinho (Cidadania)
Coronel Guimarães ( União Brasil)
Maurício Bem Estar (PP)
Nelsinho Bombeiro (PV)

Baixar Ato RELATÓRIO FINAL
Em Andamento
Comissão para viabilizar instalação da Casa de Apoio aos Pacientes com Câncer

RESOLUÇÃO N.º 2.082, DE 17 DE MARÇO DE 2025

Constitui Comissão Especial de cinco Vereadores para, junto aos Governos Municipal, Estadual e Federal, viabilizar a instalação de casa de apoio aos pacientes com câncer residentes no Município de Araçatuba que buscam tratamento no Hospital de Amor, na cidade de Barretos

Última atualização em 22/08/2025 

Nomeada através do Ato da Presidência n.º 7/2025

Baixar Ato
Em Andamento
Providências para custeio dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Neurológico Ritinha Prates

RESOLUÇÃO N.º 2.084, DE 17 DE MARÇO DE 2025

Constitui Comissão Especial de três Vereadores para, junto aos órgãos municipais, estaduais, regionais e federais competentes, especialmente a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde, tomar providências objetivando o custeio dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Neurológico Ritinha Prates

Última atualização em 25/08/2025 

Nomeada através do Ato da Presidência n.º 5/2025

Baixar Ato
Em Andamento
Viabilizar a duplicação e a complementação da iluminação pública da Estrada Vicinal Caram Rezek

RESOLUÇÃO N.º 2.086, DE 24 DE MARÇO DE 2025

Constitui Comissão Especial de quatro Vereadores para, junto aos Governos Municipal, Estadual e Federal, viabilizar a duplicação e a complementação da iluminação pública da Estrada Vicinal Caram Rezek (ART-070), entre a Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) e o Bairro Engenheiro Taveira

Última atualização em 25/08/2025 

Nomeada através do Ato da Presidência n.º 9/2025

Em Andamento
Melhorias no tratamento do paciente oncológico na rede municipal

RESOLUÇÃO N.º 2.087, DE 24 DE MARÇO DE 2025

Constitui Comissão Especial de três Vereadores para viabilizar estudos e ações com a finalidade de promover melhorias no tratamento oferecido ao paciente oncológico pela rede municipal de saúde

Última atualização em 25/08/2025

Nomeada através do Ato da Presidência n.º 8/2025

Em Andamento
Estudos para implantação de novo plano de carreiras dos servidores públicos municipais de Araçatuba

RESOLUÇÃO N.º 2.090, DE 31 DE MARÇO DE 2025

Constitui Comissão Especial de três Vereadores destinada a elaborar estudos para implantação de um novo plano de carreiras dos cargos e salários dos servidores públicos municipais de Araçatuba

Última atualização em 25/08/2025 

Nomeada através do Ato da Presidência n.º 10/2025

Em Andamento
Melhorias e integração das ações culturais e formação de Comissões Temáticas Intermunicipais

RESOLUÇÃO N.º 2.092, DE 31 DE MARÇO DE 2025

Constitui Comissão Especial de três Vereadores com a finalidade de viabilizar estudos e ações para promover melhorias e acompanhar as tratativas de integração das ações culturais fomentadas e oferecidas pelo Poder Público, bem como a formação de comissões temáticas intermunicipais

Última atualização em 25/08/2025 

Nomeada através do Ato da Presidência n.º 12/2025